11/04/2007

Ainda o Business & Biodiversity

Sobre este post na Ambio do Henrique Pereira dos Santos, em resposta ao meu texto (aqui) sobre o programa Business & Biodiversity não tenho muito a acrescentar. Apenas reafirmar que não está em causa se uma empresa tem ou não tem mácula ambiental. É mais uma questão ética. Muitas empresas, com este tipo de programas, choram lágrimas de crocodilo e esfregam as mãos porque, com estas parcerias, compram 
verde a preço barato.

Fui ver, com algum detalhe, os compromissos que, por exemplo, o BES assume com o programa B&B. Basicamente são estudos, promessas, um prémio monetário a atribuir a projectos de conservação (o que fica sempre bem) e investimentos em protecção de três espécies numa zona (Herdade da Poupa, em Idanha-a-Nova), onde o próprio BES tem interesses, pois ali possui um hotel de turismo rural que vive exactamente da biodiversidade.

Ou seja, o BES - e as outras empresas - estão neste programas apenas viradas para si mesmas, para os seus investimentos. Não têm uma postura social, isto é, não se comprometem a investir fora dos seus interesses. Não fazem aquilo que se pode chamar de mecenato ambiental. E, por isso, os benefícios para a sociedade são residuais.

2 comentários:

Fulano tal disse...

Ainda agora descobri este blog e já estou a ficar elucidado com o seu conteúdo.

Podemos pensar em viver num mundo cor-de-rosa, e dizer mal de tudo e todos sem propor nada em concreto. Mas esse estatuto só serve para quem não vive no mundo real!

Não perceber os benefícios de uma iniciativa como o B&B é estranho. Evidentemente que as empresas têm a sua agenda e os seus objectivos, mas se conseguirmos que elas conciliem esses objectivos com outros que não o simples lucro imediato não será positivo?

Eu penso que sim...

Pedro Almeida Vieira disse...

Por norma não respondo a provocações, ainda mais sendo assinadas por «fulano». Assim, recomendo-lhe que procure saber quem eu sou e se vivo ou não no «mundorural» e se apenas digo mal sem propor nada em concreto...
Sobre o B&B já escrevi e expliquei a minha posição.