6/04/2005

Farpas Verdes CCXXXVII

Seria interessante algum jornalista no activo (não é o meu caso actual) compilasse, desde o início do ano, as variações do Instituto da Água em relação à seca que já começava a dar indícios de evidente em Dezembro de 2004.

Assim de repente, escrevendo de cor, estas eram as posições oficiais: em Janeiro não havia problema nenhum, em Fevereiro diziam que ainda não, em Março que talvez, em Abril que sim, mas que podia melhor; em Maio era a pior seca dos últimos anos; agora é a dos últimos 60 anos.

Além disso, continuam a confundir seca com níveis de precipitação. Já aqui expliquei que é uma estupidez estar a comparar as secas em 1945 com 2005, porque os efeitos das precipitações num e noutro ano são distintas. Os coonsumos de água em 1945 eram muito menores, mas a capacidade de armzenamento idem. ..

Por outro lado, estarem agora (tarde demais) a bater sempre na mesma tecla de estarmos numa seca terrível começa a soar a desculpa de que não dêem conta do recado... Assim, sempre podem culpar o São Pedro à vontade...

Sem comentários: