7/17/2006

Pequeno manual (de trazer por casa) para entender os fogos

Eis um pequeno e expedito manual para acompanhar e prever a evolução dos incêndios online, de acordo com a informação do SNBPC (ver aqui):

1 - Caso um incêndios tenha, na fase de ataque, mais de 100 bombeiros, significa que está descontrolado e a probabilidade de durar mais de 24 horas é muito elevada. Esta premissa aplica-se sobretudo em incêndios no interior do país.

2 - Se a proporção entre veículos e bombeiros está compreendido entre 1/3 e 1/4, significa que se está a usar apenas água, sem existir trabalho de sapador. Ou seja, por cada auto-tanque
, há um bombeiro que segura na agulheta; os restantes seguram na mangueira.

3 - Se um incêndio tem, no teatro das operações, o segundo comandante distrital significa que o incêndio está descontrolado; se estiver o primeiro comandante distrital significa que está caótico.

4 - Se um incêndio está não circunscrito, significa que não se sabe quando estará extinto. Se um incêndio está circunscrito, significa, TAMBÉM, que não se sabe quando estará extinto.

5 - Se na lista dos fogos constantes no site do SNBPC, estiverem listados seis fogos, significa que probabilisticamente pelo menos dois não serão apagados antes da noite. Ou seja, uma proporção de 1/3. Pode falhar esta premissa, mas quase sempre para pior.

Sem comentários: