11/16/2006

Pescadinha seca de rabo na boca

Leio esta notícia do Público e esboço um sorriso amarelo: destaca-se uma reunião de comissão luso-espanhola dos rios internacionais, referindo que «Portugal e Espanha acordaram, hoje [ontem], criar um grupo de trabalho específico para fixar o caudal mensal mínimo que deverão ter os rios que nascem em Espanha, quando entram em território português».

Ou seja, oito anos depois da mesmíssima coisa ter ficado prevista no convénio assinado em Albufeira em Novembro de 1998 - sem que entretanto nada tenha sido feito, a não ser Espanha secar de quando em vez os rios internacionais -, os dois países... criam um grupo de trabalho! Prevê-se, portanto, que, em Novembro de 2014, esse grupo de trabalho entretanto criado proponha a assinatura de um novo convénio, onde se preveja, mais tarde fixar, um caudal mensal mínimo. E, em seguida, em Novembro de 2022...

Claro que, no meio disto, quem fica a perder é sempre Portugal, que nunca se deu ao respeito em matérias aquosas em relação a Espanha...

2 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente Portugal nunca soube defender os seus direitos... deveriam isso sim, fixar um caudal diário minimo, para que não houvessem dias em que os Espanhois nem deixam passar água para Portugal, pois para além de nos afectarem em termos de abastecimento de água, afectam ainda mais os nossos ecossistemas fluviais.

Até deixamos que os Espanhois utilizem a água da albufeira de Alqueva sem pagar quando nós próprios iremos pagar por toda a água que for utilizada!!!!

antonio disse...

É verdade,a Espanha sabe aproveitar bem os seus recursos, não só hidricos,mas de todas as espécies. Nós temo-los, mas nem sequer se aproveitam. Investimentos de milhôes de euros, como os do Alqueva, continuam à espera de melhores dias.Precisamos é de TGVs e de aeroportos!