10/12/2005

Farpas Verdes CDIX

Não tenho muito tempo - nem paciência, convenhamos - para escrever e fazer rescaldos sobre as eleições autárquicas, mas apenas três pequenos apontamentos de cariz ambiental:

a) Até há uns anos eram frequentes os boicotes eleitorais de cariz mais ou menos ambientalistas, sobretudo por causa da falta de saneamento. Desta vez, não houve nada. Quem me dera que isso fosse por terem sido resolvidos todos os problemas de saneamento básico, mas desconfio que seja mais por inércia ou por se ter perdido a capacidade de indignação.

b) Em 1997 e em 2001 fiz para a extinta Forum Ambiente dois rankings do desempenho ambiental das autarquias. Em 1997 a autarquia de Amarante ficou em último lugar; em 2001 ficou Felgueiras. Tenho pena de não ter tido oportunidade de fazer uma nova actualização, mas certo é que estes dois concelhos são os que mais atrasados estão no sector do saneamento básico. Contudo, ambos os presidentes foram reeleitos (quanto ao de Amarante, do mal o menos... e não morro, por certo, de amores do presidente da autarquia, Armindo Abreu, que me «obrigou» a ir três vezes a julgamento a Amarante em 2000 para ser ilibado de abuso de liberdade de imprensa).

c) Esperava uma melhor votação de José Sá Fernandes para a autarquia de Lisboa; julguei mesmo seria possível chegar-se aos 15%. Ficou-se pela metade, embora eleito. Contudo, penso que irá desempenhar um excelente papel na autarquia e ser uma voz crítica perante Carmona Rodrigues. Aliás, se Carmona Rodrigues tiver uma boa oposição - política, mas não politiqueira - poderá fazer um bom mandato; até porque ele, na verdade, agora como presidente certamente não fará aquilo que teve de fazer por «imposição/agradecimento» a Santana Lopes. Carmona emancipou-se e, por isso, poderemos pedir-lhe mais responsabilidades; e coerência nas políticas com incidências ambientais...

Sem comentários: