ESTRAGO DA NAÇÃO

5/25/2007

Rico argumento, sim senhor

O constitucionalista Vital Moreira, noticia o Público (vd. aqui), acusou a Lusoponte de ter interesse que o novo aeroporto internacional de Lisboa seja construído na Margem Sul, pois assim receberia o dinheiro das portagens.

A argumentação de Vital Moreira é pertinente. Disse ele que «fala-se que o aeroporto construído na margem Sul do Tejo seria mais barato, mas o problema é que o barato sai caro. Uma coisa é a construção do aeroporto, outra coisa é a sua utilização durante décadas. Imaginem 20 milhões de pessoas a terem de pagar portagens à Lusoponte. Dá seguramente centenas de milhões de euros por ano», acrescentando depois - com ironia diz o jornal - que «se fosse administrador ou accionista da Lusoponte estaria disponível para dar uma pequena percentagem dessa quantidade a todas as campanhas destinadas a desqualificar o aeroporto da Ota».

Ora, muito bom argumento. Mas Vital Moreira esqueceu-se de uma coisa, talvez por estar presente num jantar pró-Ota. É que para se chegar à Ota, parece-me que há/haverá uma auto-estrada, neste caso gerida pela Brisa, pelo que se depreende que se Vital Moreira «fosse administrador ou accionista da Brisa estaria disponível para dar uma pequena percentagem dessa quantidade a todas as campanhas destinadas a desqualificar o aeroporto» noutro sítio qualquer, incluindo, claro está, a sua manutenção na Portela.

Aliás, quer-me bem parecer que é exactamente por haver muito boa gente a lucrar com a saída do aeroporto de Lisboa - a não ser, enfim, o interesse público - que esta luta sobre a localização (e a necessidade) do futuro aeroporto está a ser o que se vê.

Etiquetas: , , , ,

2 Comentários:

Blogger leftbrain disse...

Pois é. O negócio deve mesmo ser muito atractivo, pois está tudo de cabeça perdida. Inclusive o Governo, que pelos vistos, está a ficar nervoso... Invejas, dir-se-ia, se não fosse tão evidentemente escandaloso a forma como se faz a cama ao "interesse accionista".

25/05/07, 12:43  
Blogger Pedro Quartin Graça disse...

Permito-me chamar a sua atenção para a minha iniciativa parlamentar- Projecto de Resolução n.º 208/X- cujo texto consta do meu Blogue http://pqg.blogspot.com

Atentamente,

Pedro Quartin Graça

PS- Agradeço-lhe o post que fez acerca do MPT.

25/05/07, 18:56  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial