5/16/2005

À Margem Ambiental LXV

A seca continua. Para mim, a culpa não é do Instituto da Água, nem das alterações climáticas, nem de nada que não seja de nós, como diria o Padre João Baptista da vila de Estremoz em 1757, cujo extracto do sermão de preces por chuva aqui reproduzo.



Tende entendido, meus irmãos carissimos, que está a vossa terra tão seca, porque também se acha como terra secca a vossa alma: Anima mea sicut terra sine aqua tibi. Está Deus seco para vós, porque vós estais secos para elle: Sicut terra sine qua tibi. E está a vossa alma seca, porque não tem oração, pois só na oração he que se recebe a agua do do Ceo; e absolutamente fallando, nenhuma agua vem do Ceo sem ser pedida, e por isso o Ceo vos regatea a agua, que desejais, porque vós regateais ao Ceo uma hora de oração. Pelo que se quereis agua do Ceo, vinde a orar: Petite & accipietis. Vinde a esta Igreja, frequentai este Oratorio, especialmente naquelas horas, que estãotão deputadas para o mesmo exercicio da Oração Mental, já que por falta della, como já disse, vos castiga o Senhor.

Entretanto, aqui estão os resultados do inquérito que coloquei sobre as responsabilidades da seca que Portugal está a atravessar, que obteve 91 respostas. Não deixa de ser curioso reparar numa «bondade» que resssalta das opiniões: 64% das respostas não responsabilizam nenhuma entidade em concreto (34% apontam as alterações climáticas; 18% o São Pedro e 12% o azar). Continuo com a minha opinião: a seca quando se verifica logo no primeiro ano de uma queda pluviométrica reduzida é sobretudo culpa da incorrecta gestão dos recursos hídricos. E, por outro lado, culpar as alterações climáticas não é motivo para desculpa: afinal se o aquecimento global vai implicar anos de menor precipitação, convém ir preparando a adaptações na forma como gerimos os nossos recursos hídricos.

Portugal está a atravessar uma seca. Desde Novembro que quase não chove. Na sua opinião, de quem é a principal responsabilidade?

Selection
Votes
Governo do PSD/PP 3%3
Governo do PS 5%5
Instituto da Água 19%17
Instituto de Meteorologia 9%8
Alterações climáticas 34%31
Azar 12%11
São Pedro 18%16
91 votes total

Sem comentários: