10/03/2006

Os santos protectores

Alguém chegou ontem ao Estrago da Nação através do Google, procurando pelo santo protector dos bombeiros. Foi assim dar a um post que tinha escrito em 8 de Junho de 2005 - portanto, no início do Verão do ano passado - que rezava assim:

«Os fogos começaram em força. Procurei saber quem é o santo protector contra os incêndios. Uns dizem que é Santa Catarina de Sena; outros, São Benito de Aniano; outros ainda, Santa Irene; aqueloutros São Egidio; ainda há quem indique Santa Bárbara ou São Lourenço. Eu, por mim, aconselho que se rezem a todos. Até porque, se este ano não for terrível em matéria de incêndios, é por milagre, porque nada se fez de substancial para evitar a tragédia. E, assim, no caso de o saldo final não for demasiado catastrófico, se deve entregar os méritos a quem de direito...

Nota: E, claro, há o São Marçal, patrono dos bombeiros... mas esse, visto está, tem valido de pouco nos anos anteriores».

No ano passado, parece que estes santos não ajudaram (arderia, até ao final do ano, mais de 330 mil hectares). Este ano sim, vieram em nosso auxílio (embora o Governo os renegue). Vejam, aliás, aqui como tão calminho foi o mês de Setembro em termos de número de ignições. E vejam também aqui que há um ano atrás o país continuava a arder e bem; porque ao contrário deste ano de 2006, não estava a chover a cântaros.

Sem comentários: