3/22/2004

Farpas Verdes LI

Hoje é Dia Mundial da Água. Poderia tecer alguns comentários sobre a situação em Portugal, mas como escrevi na edição de hoje do DN uma análise aos resultados do relatório da qualidade da água potável em 2002, prefiro colocar, no Reportagens Ambientais, os textos e mais uma listagem dos casos mais graves.

Já agora, como o site do Instituto do Ambiente não tem disponível, por razões técnicas, os ficheiros em que me baseei, podem descarregar os dados concelhios aqui. Para os dados por sistema de distribuição, como o ficheiro é muito grande, não está aqui disponível, mas poderei enviar por e-mail a quem me solicitar.

Resta-me lamentar que apesar de tanto dinheiro disponibilizado pela União Europeia tenhamos uma situação da qualidade da água potável em 2002 idêntica aquela que ocorria em 1993. E de que apesar das multas de até 45 mil euros por incumprimento da monitorização, dos parâmetros de qualidade da água ou pela ausência de aviso às populações de casos de contaminação, nunca o Ministério do Ambiente as aplicou. Está, assim, explicado em parte que todos os anos sejam tristemente iguais.

Boas leituras e bons copos de água.

Sem comentários: