3/13/2004

Farpas Verdes XLVI

Bagão Félix - que é, porventura, o ministro mais lúcido do actual Governo - surgiu hoje a alertar para o envelhecimento da população e para a gravidade da situação nacional nas próximas décadas, sobretudo em algumas zonas do país.

Alguns concelhos do país têm, actualmente, indices de envelhecimento tão graves que, dentro de algumas décadas, não é exagero dizer que não terão vivalma. Basta ver, por exemplo, o caso do Idanha-a-Nova, actualmente com cerca de 5 mil habitantes, que tem mais de 40% da sus população com mais de 65 anos e aproximadamente 10% com menos de 15 anos.

O ministro lamentou, segundo uma notícia do Público Online, que, normalmente, o círculo eleitoral é «pouco compatível com as grandes questões geracionais», lembrando que «a demografia nunca é falada nas campanhas eleitorais», quando essa é «a grande questão que tem de se enfrentar nas próximas décadas».

Ainda bem que este ministro se preocupa com esta situação, embora o seu motivo tenha a ver com a sustentabilidade da segurança social e as condições de vida dos idosos. Mas esperava-se agora que o Ministério do Ordenamento do Território tivesse uma resposta para solucionar este problema. Mas o problema é que eles, lá na Rua do Século, se nem sabem que isso é um problema, quanto mais esperar-se que saibam a solução.

Sem comentários: