8/09/2006

A manipulação «não circunscrita»

Julgo que este é o primeiro dia desta última semana em que existem mais incêndios activos a esta hora da noite (23h57): 19 , de acordo com o site do SNBPC. Claro que quem fizer uma consulta no dito site verificará que seis estão não circunscritos e que 13 estão circunscritos. A TSF, por exemplo, embalada nesta classificação, apenas noticia os seis não circunscritos, como se os outros não fossem importantes.

Porém - e isto começa a ser recorrente, revelando uma atitude claramente manipulatória do SNBPC -, todos os 13 incêndios dados como circunscritos encontram-se nesta classificação há mais de três horas. Oito destes estão circunscritos há mais de 5 horas!!! Ou seja, se continuam a arder durante tanto tempo significa tudo menos que estão circunscritos. E se aparecem circunscritos é apenas para relativizar uma situação que é bastante grave...

Outro dado preocupante refere-se à duração dos incêndios. Pela primeira vez, há incêndios que arriscam a chegar ao terceiro dia completo sem serem defintivamente extintos: em Valongo e na serra de Ossa.

Sem comentários: