ESTRAGO DA NAÇÃO

8/11/2006

Pois, estão a ver...

Este take da Lusa vem dar ainda mais razão ao meu post anterior, onde já tentava relativizar o «drama» dos incêndios da Galiza quando comparados com a situação de Portugal. Até agora arderam 40 mil hectares em toda a Espanha, 10 mil dos quais na Galiza. Em termos relativos, 40 mil hectares em Espanha significam menos de 10 mil hectares em Portugal...

Madrid, 11 Ago (Lusa) - Os incêndios em Espanha já destruíram este ano mais de 40 mil hectares, metade da média dos últimos 10 anos, com a Galiza a representar um quarto de toda a zona ardida, disse hoje o Ministério do Ambiente espanhol.

O balanço confirmou que apesar do elevado número de fogos, particularmente os que afectam a Galiza desde a semana passada, o impacto dos incêndios foi para já claramente menor que em 2005, um dos anos em que mais hectares arderam.

Os dados referem que o número total de hectares em que se registaram incêndios neste ano é significativamente menor do que nos primeiros sete meses do ano passado, quando por esta altura já tinham ardido 104 mil hectares, 15 mil dos quais na Galiza.

Mais de metade de todos os fogos de 2006 ocorreram no noroeste do país (Galiza, Astúrias, Cantábria) e nas províncias do País Basco, Leon e Zamora.

As autoridades registaram entre 01 de Janeiro e 06 de Agosto, 7.214 fogos em menos de um hectare - menos 434 que a média dos últimos 10 anos e 4.447 menos que neste período em 2005.

O número de incêndios que destruiu mais de um hectare foi de 3.268, o que representa menos 1.600 do que a média dos últimos 10 anos e metade dos que ocorreram no ano passado.

Houve ainda a registar 10 "grandes incêndios" em mais de 500 hectares, menos de metade dos 22 registados no ano passado e ligeiramente menos que a média dos últimos 10 anos fixava em 23.

Dos mais de 40 mil hectares queimados desde o início do ano, 13 mil são de superfície arborizada, 24 mil de mato e 2.500 de pastos e outras culturas.

Actualmente a zona da Galiza concentra todas as atenções, com mais de sete mil pessoas envolvidas hoje no combate a mais de 100 incêndios e em operações de vigia e rescaldo a quase 100 outros (...).

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial