8/28/2006

Um pivete lusitano

Parece já fazer parte do fado lusitano, as redes de esgotos a rebentarem durante o Verão, as bandeiras azuis a serem arreadas por causa dos esgotos, os turistas a fugirem do pivete ora por causa do derrame dos ditos esgotos ou alegadamente por causa das lamas das ETAR. Os casos, dir-se-á, ocorrem de forma pontual. Mas juntando os pontos, algo está mal, muito mal, quando o somatório é tão elevado e percorre o país de Norte a Sul. Afinal, os fortes investimentos no litoral em saneamento básico serviu para isto?

Deixo aqui uma breve lista de notícias, não exaustivas, que foram saindo apenas neste mês de Agosto; algumas ter-me-ão escapado:

28 de Agosto (Diário de Notícias) - Um mau cheiro intenso durante várias horas, provocado pela remoção de lamas de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), obrigou dezenas de turistas a abandonar, no sábado, a praia da Falésia, em Vilamoura.

25 de Agosto (Jornal de Notícias) - Ao fim da tarde da passada terça-feira, a Capitania de Caminha hasteou a bandeira vermelha na praia de Vila Praia de Âncora, após ter sido notificada pelo Ministério do Ambiente de que a Delegação Regional de Saúde tinha interditado os banhos na designada Praia das Crianças", devido à presença de salmonelas (vestígios de contaminação fecal) nas duas últimas análises realizadas às águas da foz do rio Âncora, nos dias 25 de Julho e 8 de Agosto.

23 de Agosto (Lusa) - A praia de Vale do Lobo, no Algarve, vai deixar de ter Bandeira Azul até ao final da época balnear devido à poluição que originou uma análise má à qualidade da água.

21 Agosto (Lusa) - A Capitania do Porto da Figueira da Foz alargou hoje a uma extensão de 800 metros a interdição a banhos na praia de Buarcos, na Figueira da Foz, devido a poluição por esgotos, disse fonte daquela entidade.

18 de Agosto (Lusa) - Uma fuga de poluentes atingiu hoje a Ria Formosa, perto da Doca de Faro, uma situação justificada pela empresa municipal de águas e resíduos FAGAR com a "forte chuvada" que se abateu sobre a cidade na quinta-feira.

17 Agosto (Lusa) - A praia da Franquia, em Vila Nova de Milfontes (Odemira), já foi reaberta a uso balnear depois de interdita durante alguns dias, devido a uma descarga de esgotos domésticos no areal, garantiu hoje o município. O presidente da Câmara Municipal de Odemira, António Camilo, explicou hoje à agência Lusa que a descarga de esgotos domésticos, ocorrida na semana passada, foi causada por uma "avaria" no colector de águas pluviais.

9 de Agosto (Público) - Uma descarga de esgotos e lamas interditou hoje os banhos na praia de Esmoriz, em Ovar, pelo segundo dia consecutivo.

Sem comentários: